O saco PEBD possuem alta resistência e podem ser utilizados em diferentes finalidades, pois são capazes de proteger produtos de variados tipos
O polietileno de baixa densidade (PEBD) possui uma mistura de propriedades que é único, combinando sua capacidade de absorver energia, resistência ao impacto, alta flexibilidade, fácil processabilidade, propriedades elétricas notáveis e estabilidade.
Por serem muito versáteis, são perfeitos como saco plástico para freezer, podem ser congelados sem deixar de ficar maleáveis, é um saco plástico reforçado, saco plástico resistente a pressão, possui bastante elasticidade e pode ser usado para embalar peças pesadas.
As principais propriedades que caracterizam o polietileno de baixa densidade são:
- Resistência mecânica, elétrica e térmica;
- Altamente flexível;
- Resistência química;
- Fácil processamento;
- É um material atóxico;
- Transparente;
- Bom custo-benefício quando comparado a outros tipos de plástico.
Por causa dessas características, os sacos PEBD são um dos principais tipos de plástico utilizados na produção de embalagens dos mais diversos tipos. Tanto aqueles mais leves como produtos alimentícios, farmacêuticos, brinquedos; quanto os mais pesados como ração, adubos, ou mesmo utilizados para descarte de entulhos de construção.
Uma informação importante e que pode fazer a diferença para quem valoriza a responsabilidade ambiental é que os sacos PEBD podem ser reciclados. São três diferentes tipos:
- Saco PEBD reciclado cristal: fabricado a partir das aparas do material virgem.
- Saco PEBD reciclado canela: fabricado a partir das aparas do material reciclado cristal.
- Saco PEBD reciclado colorido: fabricado a partir da mistura de várias plásticos transparente ou coloridos. Este material fica sem transparência e sem padrão de cor.
O saco plástico de polietileno é totalmente transparente e pode ser pigmentado com a cor que desejar, como saco plástico branco leitoso.
Outro benefício dos sacos PEBD se relaciona ao seu tempo de decomposição. Por ser um material oxidegradável, o saco PEBD leva em torno de 6 meses para se decompor, um tempo muito inferior aos plásticos comuns, que costumam levar, em média, mais de 100 anos. Isso graças ao aditivo pró-degradantes, que proporcionam propriedades de fragmentação aos plásticos, acelerando o processo de deterioração da embalagem quando em contato com o meio ambiente.
Muitas são as aplicações do PEBD, dentre elas estão:
- Filmes para uso geral
- Frascos flexíveis
- Embalagens para líquidos
- Veículos para masterbatch
- Contráteis
- Utilidades domésticas
- Filmes para produtos de higiene
- Plastificação
A DINPLAL é fabricante de sacos PEBD e trabalha com exigentes processos de fabricação, por isso, aqui você sempre encontrará o que há de mais moderno e qualificado atualmente disponível em todo o segmento.
Veja também: Sacolas Oxi Biodegradável