Os plásticos oxi biodegradáveis são aqueles que recebem um aditivo para acelerar seu processo de degradação, mas não se decompõem em até seis meses. Ao invés de demorar 400 anos para se degradar, como acontece com o plástico convencional, diminuímos esse tempo para 18 meses.
Porém, esses plásticos são aqueles que se fragmentam em partes minúsculas, chamados microplásticos, mas não se decompõem. Assim, por não atenderem as normas internacionais de biodegradação, não são considerados materiais biodegradáveis.
Pelo fato esse plástico se dividir em milhares de pedacinhos, no final do processo não desaparece, mas vira um pó que pode parar em rios, lagos e mares. Isso significa que nossa geração poderá beber involuntariamente plástico oxidegradável misturado à água.
Um exemplo muito comum que surgiu no mercado de produto oxi biodegradável com a proposta de ser menos danoso ao ambiente são as sacolas oxi biodegradável, muito vista em mercados ou sacos de lixo.
Esse tipo de plástico é assim denominado porque, em tese, executa em dois processos diferentes de degradação, como o químico e o biológico. Para ser oxidegradável, o plástico precisa ser degradado pelo oxigênio (processo acelerado pela incidência da luz e do calor).
E para ser considerado biodegradável, é necessário que seja degradado por micro-organismos, como bactérias, que fazem o trabalho de decomposição.
De forma geral, os produtos Oxi Biodegradáveis são aqueles que se decompõem por processo de oxidação quando descartados. Pensando no seu exemplo mais conhecido, a sacola de supermercado, as etapas de degradação seriam assim:
– Quando descartada a sacola oxibiodegradável reage ao contato com o oxigênio e a luz solar.
– O material é composto por uma espécie de acelerador químico que age quebrando as moléculas da sacola.
– Essas moléculas são rapidamente decompostas por microrganismos e transformados em biomassa, por exemplo.
Veja os benefícios das sacolas oxi biodegradável, possível listar os seguintes pontos:
- – Mesma qualidade do plástico comum: mesmo com processo de decomposição mais rápido, produtos oxibiodegradáveis têm a mesma resistência do plásticos normal.
- – Flexibilidade de produtos: esse tipo de material não está presente apenas em sacolas plásticas, basicamente está presente nos mesmos produtos fabricados por plásticos comum. São produzidos copos, garrafas, embalagens, luvas, entre outros.
- – Melhor adaptação a compostagem: em aterros sanitários facilmente será absorvido nas células de compostagem e rapidamente poderá ser usado como biomassa.
- – Atende a todas as normas técnicas: sua fabricação segue os rigorosos processos descritos nas diferentes diretrizes da ABNT.
Com relação a essas sacolas oxi biodegradável e a quaisquer outras opções de consumo associadas aos diversos tipos de materiais plásticos é sempre importante levar em conta as questões ambientais e a preocupação com o desequilíbrio climático.
Seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade na fabricação de todos os produtos, a DINPLAL trabalha com o fornecimento de sacolas oxi biodegradável para quem procura por uma empresa fabricante de sacolas e sacos sustentáveis e recicláveis.
Por isso, venha conhecer a DINPLAL e tenha a sua disposição as sacolas oxi biodegradável e diversos outros produtos que ajudaram você a contribuir positivamente com o meio ambiente.